sábado, 22 de março de 2008

Minha experiência como ex-pastor da Igreja Cristã Maranata

Este é meu testemunho referente ao período em que fui membro e pastor da Igreja Cristã Maranata (ICM). Com todos os problemas enfrentados e os questionamentos que me sobrevieram ao longo dos quase 20 anos como membro da ICM, não posso negar que lá Deus me concedeu muitas bênçãos, principalmente o conhecimento da salvação que há em Cristo Jesus nosso Senhor. Mas, também, não posso negar que devido à formação espiritual que recebi na ICM minha mente se fechou para o verdadeiro conhecimento do amor de Deus, em especial quanto ao mandamento de amar o próximo, fazendo de mim um crente soberbo, colocando minha própria salvação em risco.

Minhas observações podem parecer contundentes, eu sei, mas não se dirigem a ninguém especificamente. Deus ama a todos e deseja salvar a todos. Desde que deixei a ICM tive que gastar muito tempo me curando dos males que me sobrevieram em decorrência da minha má formação espiritual. O trabalho foi árduo, uma vez que passei muitos anos aprendendo a ser soberbo, arrogante e prepotente, o que alimentava o meu egoísmo, impedindo que eu enxergasse a realidade do mundo espiritual no que diz respeito ao amor ao próximo. Graças a Deus, escapei da queda, que é o prêmio dos soberbos, conforme nos ensina a palavra de Deus em Prov. 16:18.

Compartilhar esta minha experiência não é algo agradável, pois seria menos trabalhoso ignorar estas coisas que ficaram para trás. Entretanto, quando penso nas pessoas que podem estar vivendo o mesmo que eu vivi, e conhecendo o caminho do livramento, entendo que não posso me omitir. Assim, encho-me de ânimo e coragem para contar minha história e apresentar os meus questionamentos, que seguiram a minha jornada enquanto membro e pastor da ICM, na esperança de poder ajudar àqueles que já entenderam que precisam de mudança em suas vidas.
Você também poderá ler a carta que enviei ao Presbitério Espírito Santense solicitando o meu desligamento do ministério pastoral da Igreja Cristã Maranata em 2/5/2005 clicando em "carta de desligamento do Pr. Sólon"
Os tópicos deste artigo são:
a) esclarecimentos iniciais;
b) meu trajeto na ICM;
c) o processo de desligamento;
d) Meus questionamentos:
d1) a infalibilidade das revelações;
d2) a falta de misericórdia;
d3) insensibilidade;
d4) discriminação velada;
d5) ataque às igrejas evangélicas;
d6) pretensa exclusividade da salvação;
d7) muitos irmãos, nenhum amigo;
d8) a "obra", a igreja fiel e a Igreja Cristã Maranata;
d9) obediência cega;
d10) manipulação e dons espirituais;
d11) consulta à palavra;
d12) ministério não-profissional (leigo);
d13) usos e costumes;
d14) mais...
Baixe o artigo completo clicando no título da postagem. Você será direcionado para meu website. No link "textos do site - testemunhos" você poderá ler o conteúdo completo deste artigo.
Última atualização em 22/9/2008
Palavras-chaves: Igreja Cristã Maranata - ICM - PES - Maanaim - Vitória- ES - Fortaleza - São Paulo - Divinópolis - Belo Horizonte - Rio de Janeiro - Porto Velho - Paraná - Gurupi - Palmas - Brasília - heresias - obra - seitas - misticismo - ex-pastor - ex-membro - soberba - vaidade - reunião de jovens - adolescentes - crianças - reunião de senhoras - reunião de obreiros - reunião de pastores - grande evangelização - louvor - louvores - apostilas - diácono - obreiros - caídos - fotos - excluídos - disciplina - revelação - sectarismo - clamor - sangue - Jesus - consulta - Deus - Senhor - Jeová - salvação - dons espirituais - anjos - obra revelada - letra mata - Judas.